28 de abril de 2008

O Blush Ideal

Que a maquiagem da estação pede olhos desenhados, boca marcadinha e cores mais fortes a gente já viu...
Mas como será que ficam as bochechas nessa história? Quais as tonalidades em evidência? E o mais importante: Qual a melhor forma de aplicar o produto???
Bem, seguindo aquele raciocínio de chamar atenção pra um só ponto do rosto e não sobrecarregar de informações a sua maquiagem e lembrando que a tendência é ressaltar olhos ou boca, a gente conclui que o blush ficará sempre em último plano nessa estação, por isso nada de sair por aí parecendo a boneca Emília, viu? As grandes marcas têm apostado em lançamentos de tonalidades mais discretas, que garantam aquele aspecto saudável, mas não “briguem” com as cores de sombra e batom. As tonalidades em alta são o rosa suave, pêssego e terracota, aplicados suavemente e bastante esfumaçados. Esses aí embaixo são produtos de ótima aceitação por terem cores atuais e excelente qualidade.
Boticário - Soft blush. Destaque especial para a cor lançamento Pétala de Rosa.A Contém 1g também apresenta novas cores no duo Comovente Acetinado/Poesia acetinado.
Blush compacto cor Pêssego da Catharine Hill. Clássico e super atual.
Mas como aplicá-los corretamente?


Dica – Esqueça o pincelzinho que veio junto com seu blush, a aplicação com ele normalmente é muito marcada, não fica natural. Deixe que ele fique lá só enfeitando o estojinho... Compre um pincel apropriado pra blush daqueles bem peludos e macios; se quiser pode até usar o pincel de pó facial, que tem as cerdas mais longas e é mais cheio, esse último vai te dar um efeito ainda mais esfumaçado.


Truque 1 – Para deixar o rosto mais magrinho aplique apenas nas maçãs em direção às têmporas, formando uma diagonal. A distância correta é: dois dedos abaixo da pálpebra inferior, dois dedos ao lado do nariz e dois dedos acima da mandíbula. Aplicou? Agora esfume bem, movimentado o pincel em pequenos círculos em direção às têmporas!


Truque 2 – Se o rosto é magro, normalmente os ângulos são mais acentuados, então o propósito do blush é disfarçar esse ângulo. Nesse caso, experimente aplicar na maçã mesmo, só que em posição diferente, o formato será mais reto (totalmente horizontal) em direção ao meio da orelha. As distâncias em relação à pálpebra inferior e maxilar permanecem as mesmas, mas a do nariz deixa de existir; no fim da aplicação, com o pincel só “sujinho” de blush, emende o desenho do blush por cima do nariz, assim como se você tivesse tomado sol. E não se esqueça de esfumaçar pra dar AQUELE acabamento!

21 de abril de 2008

PARA UMA BOCA IMPECÁVEL

Quem nunca sentiu a pele dos lábios ressecada? Isso comum, né? Comum e chato! Mas tem jeito sim e não exige muitos métodos, só é legal que se tenha uma atençãozinha, afinal não é uma situação muito agradável você ficar pensando, na hora da maquiagem, no batom que vai disfarçar melhor ao invés de simplesmente escolher aquele que se quer usar. Também tem aquela coisa, né? Batom nem gloss vão fazer milagre; eles podem prometer mil efeitos diferentes, mas se seu lábio não tiver legal você não vai conseguir aquele "plus" que o fabricante anunciou. Além do mais pense na sensação do seu namorado: beijar sua boca e lembrar-se daquela lixa de pé velha que fica no banheiro da casa dele...

Os fatores são inúmeros. Frio demais, calor demais, nervosismo, enfim, qualquer coisa pode causar ressecamento em seus lábios. Mas vamos começar combinando duas coisas: a primeira é que ficar passando a língua ou mordendo os lábios só vai piorar a situação, isso porque a saliva apesar de ser uma proteção hidratante natural do corpo, em caso de nervosismo ou clima seco tende a ter efeito reverso. A segunda é dispensar a manteiga de cacau, pois, se tratando simplesmente de um óleo, só vai exercer função paliativa.

Vamos começar assim: Pegue uma escovinha de dentes bem macia e banhe suas cerdas em mel, que é hidratante natural, em seguida estique a boca como se fosse passar batom e massageie suavemente os lábios em pequenos movimentos circulares. Ao fim desse processo você terá seus lábios esfoliados, e é bom que você repita isso umas duas vezes por semana até recuperar a textura natural da pele.

A manutenção desse cuidado vai ser diária com um bom hidratante labial antes de dormir. Durante o dia prefira batons hidratantes e com FPS, isso também é parte da manutenção! Essa manutenção deve acontecer mesmo em lábios saudáveis, pois também serve como prevenção. Abaixo sugiro alguns produtos que selecionei numa pesquisa feita especialmente pra vocês.

Nivea Lip Care. Proteção e reparação com Fps 6 e agentes como o pantenol e vitamina E, que proporcionam hidratação profunda.Hiratante Labial Natura Única com FPS 15. Promete hidratação por até 10 horas e restauração dos lábios em 54%.Ceralip - Laboratório LaRoche Posay. Creme com alto poder hidratante, propõe a reposição de lipídios aos lábios ressecados e rachados.Beyond Color - Batom Rejuvenecedor Avon. Promete 115% a mais de hidratação para os lábios e ação por até 24horas; é formulado com retinol e colágeno.
Shinelips - Contém 1g. Enriquecido com Ômega 6, 7 e 9, vitamina E e derivados da Oliva. Promete prevenir o envelhecimento precoce e manter os lábios hidratados e macios.

14 de abril de 2008

A SOMBRA PRETA

...Então, por esses dias, enquanto esfumava uma sombra preta nos olhos de uma cliente, ela comentou:

- Adoro marcar o olho, mas quando me maquio em casa só coloco sombra clarinha. Até tenho uma preta, mas a primeira vez que experimentei borrei tudo e nunca mais tentei de novo; aí, só uso sombra escura quando me arrumo no salão.
a
Fiquei a pensar nisso... Não é a primeira vez que escuto esse tipo de comentário. As mulheres, no mínimo, titubeiam antes de aplicar, elas mesmas, sombras escuras em seus olhos; sombra preta então, é quase tabu! Mas contra esse fato há um dado curioso: 90% das brasileiras preferem uma maquiagem que ressalte os olhos a outros tipos de maquiagem.

Por isso resolvi trazer umas dicas práticas sobre aplicação de sombra preta no cantinho dos olhos exatamente como fiz nessa cliente, uma técnica usada em maquiagens para eventos mais sofisticados ou em mulheres que querem destacar os olhos de uma forma mais discreta. Com esses toques você pode aplicar qualquer sombra escura, e só vai se maquiar com um profissional se quiser.

Truque para iniciar
Na hora da aplicação do pó facial (antes de iniciar a aplicação das sombras) exagere um pouco em volta dos olhos, depois de terminado o trabalho pincele removendo esse excesso. Esse exagerozinho protegerá você de borrões.


P.S.: Observe nessa foto que o delineador foi aplicado como primeiro passo. Nesse caso, a gente pode fazer dessa forma porque o acabamento é feito com a sombra preta, assim, o pincel é novamente passado em cima do traço, escurecendo e esfumaçando ele pra não ficar tão certinho. É o que dá elegância a esse acabamento. (Detalhes na Dica 2)

Dica 1: depois da pele devidamente corrigida e preparada, espalhe sobre toda a pálpebra móvel uma sombra mais neutra, que esteja em harmonia com sua roupa e acessórios (marrom, dourada, prata, champagne ou cores afins). A cor escolhida para a foto foi o prata, que também é aplicado de leve, rente aos cílios inferiores do cantinho interno até a metade do olho, pra dar uma iluminada.


Dica 2: agora você pega sua sombra preta e, de leve, trace um V invertido, onde a ponta aponte para o fim de sua sobrancelha e a abertura dele aconteça assim: um braço acompanhando o côncavo até a metade do olho e o outro braço indo para o canto externo do olho. O melhor pincel pra você desenhar esse V é aquele de esponjinha, depois de terminado esse passo descarregue o que restou de sombra nesse pincel rente a raiz dos cílios inferiores do meio pra o canto externo e na raiz dos cílios superiores refazendo o caminho do delineador.


Dica 3: Esfumaçando. Pegue agora um pincel de sombra com pelos curtos e macios e tente desfazer essa linha que divide as cores trazendo a sombra preta pra dento, sempre em pequenos movimentos circulares. Depois aplique camadas generosas de rímel e um lápis preto na linha do olho. Logo abaixo da sobrancelha aplique uma sombra pérola e use técnica semelhante pra “trazê-la” até a pálpebra móvel. A idéia é saber que as cores estão ali, mas não se definir exatamente onde elas começam ou terminam.




7 de abril de 2008

OUTONO/INVERNO 2008

Bom, vamos começar dando uma visualizada geral no que será visto no outono/inverno 2008 e depois falar no produto que será “a vedete” dessa estação...


A aposta é por uma pele bem natural, com bases de texturas finíssimas e, se possível, aplicadas com os dedos, porque dessa forma se espalha muito mais o produto, pra ficar só aquela camada bem levinha mesmo; em compensação cores fortes como o preto, ocre e berinjela nos olhos e pink e vermelho na boca serão bem-vindas (salientando que se usar um desses tons fortes nos olhos prefira uma boca mais discreta e se for destacar a boca procure neutralizar o olhar). Mas o que a gente tem mesmo visto por aí ultimamente são olhos num estilo meio retrô, meio diva, delineados em preto ou em cores como azul marinho e roxo (cores fortes como pede a estação) e com traços mais grossinhos, com direito inclusive àquela puxadinha de leve levantando o traço no fim; assim, a tendência inclina a gente a fazer as produções do outono/inverno como uma versão de Amy Winehouse (um dos ícones dessa tendência)... só que bonita!

Acho que por aí já deu pra perceber qual produto vai ser o centro das atenções nesses próximos meses. Ele mesmo: O DELINEADOR DE OLHOS! E no mercado existe uma série de versões desse item, apresentada nos formatos líquido, seco (pra se aplicar com pincel molhado), em caneta (tipo um marcador de texto), enfim, posso adiantar que os resultados não se diferenciam significativamente de um tipo para outro, dependerá muito mais da sua habilidade. E se você é totalmente inexperiente, sugiro que tente a canetinha que é mais fácil de manusear.


Delineando os olhos:
DICA 1 – encontre uma posição em que seu cotovelo fique apoiado, isso deixará o movimento da mão mais firme.

DICA 2 – Olhe para o espelho levantando o queixo, esse movimento fará seus olhos fecharem um pouco de forma que você verá o que está fazendo e a possibilidade de piscar bruscamente é menor.

DICA 3 – Você não precisa fazer o traço de uma vez. Comece pelo meio, pela extremidade externa ou pela interna, como lhe pareça melhor, e vá completando o traço aos poucos.

Mais importante de tudo: Faça e refaça quantas vezes for necessário. Borrou? Passe um demaquilante e recomece. Perdeu a paciência? Pare. Tente no dia seguinte. Insista. “A prática leva à perfeição.”