14 de abril de 2008

A SOMBRA PRETA

...Então, por esses dias, enquanto esfumava uma sombra preta nos olhos de uma cliente, ela comentou:

- Adoro marcar o olho, mas quando me maquio em casa só coloco sombra clarinha. Até tenho uma preta, mas a primeira vez que experimentei borrei tudo e nunca mais tentei de novo; aí, só uso sombra escura quando me arrumo no salão.
a
Fiquei a pensar nisso... Não é a primeira vez que escuto esse tipo de comentário. As mulheres, no mínimo, titubeiam antes de aplicar, elas mesmas, sombras escuras em seus olhos; sombra preta então, é quase tabu! Mas contra esse fato há um dado curioso: 90% das brasileiras preferem uma maquiagem que ressalte os olhos a outros tipos de maquiagem.

Por isso resolvi trazer umas dicas práticas sobre aplicação de sombra preta no cantinho dos olhos exatamente como fiz nessa cliente, uma técnica usada em maquiagens para eventos mais sofisticados ou em mulheres que querem destacar os olhos de uma forma mais discreta. Com esses toques você pode aplicar qualquer sombra escura, e só vai se maquiar com um profissional se quiser.

Truque para iniciar
Na hora da aplicação do pó facial (antes de iniciar a aplicação das sombras) exagere um pouco em volta dos olhos, depois de terminado o trabalho pincele removendo esse excesso. Esse exagerozinho protegerá você de borrões.


P.S.: Observe nessa foto que o delineador foi aplicado como primeiro passo. Nesse caso, a gente pode fazer dessa forma porque o acabamento é feito com a sombra preta, assim, o pincel é novamente passado em cima do traço, escurecendo e esfumaçando ele pra não ficar tão certinho. É o que dá elegância a esse acabamento. (Detalhes na Dica 2)

Dica 1: depois da pele devidamente corrigida e preparada, espalhe sobre toda a pálpebra móvel uma sombra mais neutra, que esteja em harmonia com sua roupa e acessórios (marrom, dourada, prata, champagne ou cores afins). A cor escolhida para a foto foi o prata, que também é aplicado de leve, rente aos cílios inferiores do cantinho interno até a metade do olho, pra dar uma iluminada.


Dica 2: agora você pega sua sombra preta e, de leve, trace um V invertido, onde a ponta aponte para o fim de sua sobrancelha e a abertura dele aconteça assim: um braço acompanhando o côncavo até a metade do olho e o outro braço indo para o canto externo do olho. O melhor pincel pra você desenhar esse V é aquele de esponjinha, depois de terminado esse passo descarregue o que restou de sombra nesse pincel rente a raiz dos cílios inferiores do meio pra o canto externo e na raiz dos cílios superiores refazendo o caminho do delineador.


Dica 3: Esfumaçando. Pegue agora um pincel de sombra com pelos curtos e macios e tente desfazer essa linha que divide as cores trazendo a sombra preta pra dento, sempre em pequenos movimentos circulares. Depois aplique camadas generosas de rímel e um lápis preto na linha do olho. Logo abaixo da sobrancelha aplique uma sombra pérola e use técnica semelhante pra “trazê-la” até a pálpebra móvel. A idéia é saber que as cores estão ali, mas não se definir exatamente onde elas começam ou terminam.




6 comentários:

Anônimo disse...

muito bom.....tava aki procurando alguma coisa pra me ajudar axo lindo um olho bem marcado e PRETO

Anônimo disse...

Poxa, vc revelou um procedimento(crucial!)desse look. Tive que procurar muito na net pra saber a maneira correta de se fazer essa produção. Muito maquiador até disponibiliza vídeo...mas na hora de se fazer esse 'v'...eles não mencionam nada...e quando vc vê, tá lá, feito, sm expolicações. Muito bonito seu make. Parabéns.

Anônimo disse...

Ótimo blog!!! Estava querendo fazer uma maquiagem pra minha colação de grau, procurei muito na net e nenhum blog explicava tão bem assim... apesar de não ter uma sombra preta muito boa, consegui fazer esse look e ficou ótimo!!! parabéns!!!!! e obrigada

Anônimo disse...

Li essas dicas a algum tempo e sempre que tenho alguma festa pra ir, independente do estilo, uso essas tecnicas, e sempre estão me perguntando com que profissional eu me maqueio, sou morena e nem sempre éh facil acertar nas cores, mas com as dicas da pra se sair bem... vale resaltar que essa tecnica tbm fica muito bem com cores, é só saber balancear!
Adorooo

Anônimo disse...

' eu por ser uma menina com 16 anos , sei me maguia muito bem , o que eu fiquei mais adimirada foi com esse V , eu aprendi so lendo e fui fazendo em mim mesmo , mt obg por tem um profissional igual esse.
vocês merece muitas coisa , pq hoje em dia meninas o que mais ama é maguiagem .
beijos e PARABENS

Anônimo disse...

Amei
obrigada
ficou lindoooo
Vlw mesmo. Quem sabe e ensina bem merece parabéns!